› Home  › Notícias  › Notícia

Novembro Azul: homens na luta contra o câncer

                 O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua. Depois de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. Novembro é internacionalmente dedicado às ações à saúde do homem. Embora com especial ênfase para prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o câncer nos bagos.

            O Novembro Azul tem como  objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

                Para este ano o tema escolhido para a campanha foi "Homem que é homem se cuida". Urologista na clínica Dr. Buritis, Luís Felipe de Oliveira, diz que a maior importância do Novembro Azul é, de fato, diminuir o preconceito ao exame de toque retal para câncer de próstata e aumentar a informação junto à população. "A população está mudando a forma de pensar sobre a doença com as informações que chegam pelos diversos meios de comunicação, mas ainda há muito a melhorar".

                Doutor Luís Felipe explica que ainda não é possível prevenir o câncer de próstata, contudo, é possível diagnosticá-lo precocemente. A descoberta cedo representa chance de cura de 90%. "Temos de falar muito sobre o tema. Infelizmente a estimativa do INCA - Instituto Nacional de Câncer são de mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil este ano. A OMS - Organização Mundial de Saúde  fala em 85 mil. Números ainda muito preocupantes", lamenta.

História

            O surgimento do Novembro Azul  foi inspirado pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem. O Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

            O termo Movember é uma junção de moustache, que significa bigode, e november, que significa  novembro. A escolha do mês se une ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

            O Instituto Lada a Lado pela Vida foi quem desencadeou a campanha entre os brasileiros. Ao longo desse mês, as ações incluem a realização de palestras, distribuição de panfletos, eventos para angariação de fundos, bem como a iluminação de monumentos, entre tantos outros.

            No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880