› Home  › Notícias  › Notícia

"Uma vida dedicada à educação"

Escola Infantil Bilboquê completa 25 anos com grande evento no Teatro Bradesco, repleto de emoções 

            Assim como um brinquedo que não perde sua alegria, muito menos envelhece, a Escola Infantil Bilboquê também se destaca pela capacidade de se manter sempre nova, sem nunca esquecer das raízes. Há 25 anos, a instituição oferece o que há de fundamental para o início da educação de uma criança: ensino de qualidade, estrutura moderna, métodos lúdicos e o principal, muito, mas muito carinho.

            Para celebrar esta importante marca, claro, uma grande festa. E que lugar poderia ser mais especial para comemorar o aniversário de uma instituição de ensino que um espaço onde se transpira cultura como um teatro? No último dia 24 de outubro, o belíssimo Teatro Bradesco foi palco para o evento "Uma vida dedicada à educação".

            Mais que anfitriãs, as irmãs Maria Claret e Maria Cristina Lamounier, gestoras da Bilboquê, eram as grandes homenageadas da noite. Em seus olhares dava para perceber que não imaginavam que ao plantar aquela pequena semente, há 25 anos, hoje estariam colhendo frutos de uma estrondosa árvore. Cada elogio, cada palavra de carinho, era recebida com muita emoção, principalmente ao saberem que quem estava dizendo eram pais, alunos, profissionais, ex-profissionais da instituição. Parafraseando Paulo Freire, "educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo", disse um dos convidados, ao se referir àquele momento.   

            Logo no início do evento, um teatro com professores e alunos da Bilboquê ilustrou um pouco de como foi o início da história da escola. Uma casa no bairro Gutierrez, que mais parecia uma casa de avó. Simples, mas que preservava a natureza e um ambiente muito acolhedor. Os anos se passaram, a sede cresceu, uma nova unidade foi lançada no Buritis, mas o sentimento daquela primeira casinha continua intacto. "O mercado exigiu mudanças, tivemos de crescer, oferecer melhor atendimento, mas trabalhar a educação das crianças sem tirar o seu direito de brincar, como o próprio nome da escola reproduz, foi e sempre será nosso foco principal", revela Maria Claret, grande responsável pela área pedagógica.

            Apesar de também ser uma educadora, Maria Cristina sempre se dedicou a área burocrática da Bilboquê. Como ela diz: "Ficava nos bastidores para poder transformar em realidade os sonhos da irmã". Nesta data tão significativa fez questão de agradecer a todos que, de alguma forma contribuíram para o sucesso destes 25 anos. "As bodas são de prata, mas a nossa equipe é de ouro".    

Reconhecimento

            A cada homenagem, a cada discurso, pais que fizeram questão de estarem presentes neste momento aplaudiam de forma entusiasta. Era uma forma de reconhecer todo o trabalho desenvolvido na escola, o qual acompanham de perto.

            Pai do pequeno Henrique, aluno da unidade Buritis, Rodrigo Faria exalta o local que escolheu para deixar seu bem mais precioso. "É a segunda casa do meu filho. Tenho confiança integral na escola, não só no lado pedagógico, mas humano de cada profissional que está ali. De verdade, a Bilboquê é uma grande família".

Aconteceu no evento

            Além das homenagens às diretoras, a festa em comemoração aos 25 anos de fundação da Bilboquê ainda contou com grandes atrações como a encantadora apresentação musical dos alunos do 1º ano; palestra da escritora Cris Guerra, importante formadora de opinião em comportamento, maternidade e autoestima; apresentação da Orquestra Ouro Preto com a Série The Beatles que homenageou os quatro garotos de Liverpool; e o lançamento do livro "Jogos Pedagógicos", de autoria de Maria Claret Lamounier, elaborado a partir de sua experiência em educação. O livro apresenta uma coletânea de jogos de atividades pedagógicas que foram desenvolvidas em parceria com professores que passaram pela escola ao longo destes 25 anos. As propostas podem ser realizadas tanto na escola quanto em ambiente familiar. "O livro traz 68 jogos e brincadeiras para crianças entre 01 e 06 anos. Sem dúvidas uma diversão saudável, onde a criança aprende brincando".

            Ainda em comemoração às bodas de prata, a diretoria da Bilboquê lançou a revista Transforma, onde será possível acompanhar os inúmeros trabalhos, tanto internos quanto externos, desenvolvidos pela instituição.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880