› Home  › Notícias  › Notícia

Aulas de Ginástica no Buritis são sucesso

            Já passou o tempo em que no Brasil os meninos praticavam futebol e as meninas vôlei. Nosso país hoje abriga uma gama enorme de esportes (impulsionado, inclusive, pela realização das Olimpíadas do Rio 2016) e o nosso Buritis, felizmente, segue esta linha. Uma mostra são as aulas de ginástica artística oferecidas há pouco mais de um ano no UniBH. As atividades têm como público alvo crianças entre 05 e 10 anos, mas também existem aulas especiais para atender jovens e até mesmo adultos.

            O Centro de Treinamento Amigos do Esporte iniciou suas atividades em agosto do ano passado. Sem fins lucrativos, começou sua jornada com apenas oito meninos. O trabalho sério fez com que ganhasse respaldo e, através da Lei de Incentivo ao Esporte, hoje atende 60 crianças gratuitamente. "Claro que temos o sonho de formar atletas de alto rendimento, inclusive já indicamos um aluno para o Minas Tênis Clube, que é a nossa referência aqui em BH, mas o objetivo maior é formar cidadãos do bem, através de um esporte, que na minha opinião, é o mais completo", comenta Tiago Gusmão, coordenador e idealizador do projeto.

            A alta procura das atividades, em tão pouco tempo de fundação, foi algo que surpreendeu Tiago, uma vez que a ginástica não é um esporte muito conhecido no Brasil. "Na última seletiva que fizemos tivemos mais de 400 crianças inscritas, foi uma surpresa muito boa".

            Ana Beatriz, de 08 anos, foi uma das primeiras alunas do Centro. Ela conta que ficava encantada ao assistir filmes que tinham ginastas e isto lhe motivou a procurar pelo esporte. Apaixonada, diz que não pretende parar nunca de praticar. "Me sinto muito feliz aqui e se tudo der certo, quem sabe, viro uma ginasta profissional. É o meu grande sonho".

Pais juntos

            As aulas de ginástica no UniBH acontecem todos os dias, e em todos os dias têm pais acompanhando. Apesar da apreensão toda vez que vêem os filhos dando saltos, não deixam de apoiar, como é o caso de Hellen Alves, mãe da Lorraine. "Para falar a verdade eu queria que ela ficasse no balé mesmo, mas isto é o que ela queria, fazer o quê? Brincadeira, eu acho lindo e comemoro muito cada movimento que ela acerta".

            Como a maioria das crianças que busca a ginástica artística, Lorraine conta que queria praticar um esporte no qual pudesse desenvolver suas estripulias. "Sempre ficava saltando para lá e para cá, agora faço isso nos aparelhos. É muito legal", diz a garota que acabou de completar 10 anos.

Vitória

            E o grande trabalho desenvolvido resultou em uma importante conquista para o projeto. Desde o último mês de agosto, o Centro ganhou o status de Associação. "Com essa definição podemos conquistar muito mais incentivo financeiro e assim abrir novas vagas gratuitas e também oferecer outros esportes", explica Tiago Gusmão, que informa ainda que o projeto conta atualmente com 10 profissionais remunerados.

            Além da ginástica a, agora, Associação Centro de Treinamento Amigos do Esporte também oferece aulas de atletismo e judô.

            Para crianças que não passaram na seletiva, ou mesmo têm a ginástica apenas como lazer, e também para jovens e adultos, a Associação também oferece aulas, porém pagas. Todas as informações a respeito do projeto podem ser obtidas através do telefone 2510-9225, ou pelo e-mail ctaesporte@gmail.com 

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880