› Home  › Notícias  › Notícia

Bom exemplo no Silva Ortiz

Moradores do Buritis seguem cuidando de parque e ainda criam atividades para incentivar a boa ocupação

                Em maio do ano passado, o JORNAL DO BURITIS trouxe como matéria de capa, uma reportagem que mostrava todo o empenho de alguns moradores do bairro para manter o Parque Bandeirante Silva Ortiz, também conhecido como Parque Ecológico do Buritis (ao lado da Newton Paiva), aberto e bem cuidado. A Prefeitura de Belo Horizonte suspendeu a manutenção diária no parque e por motivos de cuidado e segurança, o local poderia ter os portões fechados para a população. A iniciativa deu muito certo e agora conta com grandes novidades!

            Além de zelar pelo parque, os moradores, que criaram o grupo "Parque Vivo", agora estão desenvolvendo atividades no local para promover a ocupação saudável do espaço, além de qualidade de vida. O primeiro projeto já implantado são as aulas de Yoga, que acontecem todas as manhãs de terça-feira.

            O artista ArjanDev Singh é natural da Alemanha, mas há 20 anos mora no Brasil, sendo os últimos oito em BH. Há um ano se casou e mudou para o Buritis. Aqui não encontrou apenas uma casa, mas sim um lar. Devido a todo o carinho recebido decidiu retribuir de alguma forma e viu na adoção do Parque Ecológico uma ótima oportunidade. "Moro na Paulo Piedade Campos. Vejo o Buritis como minha residência e o parque como meu quintal. Quero que as pessoas frequentem aqui, curtam a natureza e entrelacem suas amizades".

            Há apenas cinco meses, ArjanDev teve a ideia de oferecer a Yoga no Parque Silva Ortiz. Praticante, enxerga a atividade como ideal para o lugar, uma vez que a meditação tem tudo a ver com natureza. "Estou muito feliz em conseguir idealizar este projeto em tão pouco tempo. Temos dois professores capacitados que se dispuseram a dar as aulas, e muitos frequentadores do parque aderiram o projeto. Sem dúvida, um bom motivo para sair de casa e elevar a espiritualidade", diz.

Aprovado

            Moradora próxima ao Parque Ecológico há cerca de dois anos, Suelem Almeida ficou empolgada com o início das aulas de Yoga. Segundo ela, o parque estava um pouco abandonado e precisava de algo assim para ganhar vivacidade. "No mundo de hoje, com tanta tensão, estresse, as pessoas tendo uma vida acelerada, é muito legal elas poderem parar e espairecer com uma atividade tão saudável".

            Fernanda Mingote também participa das atividades no parque. Moradora no Buritis há muitos anos sempre lamentou o certo desinteresse pelo Parque Silva Ortiz, tanto do poder público, quanto da própria comunidade. Agora, vendo isto acontecer, está muito feliz. "Esse parque precisava de uma presença maior. A gente sempre lutou para ele ser valorizado como os outros daqui da região. Essa ocupação saudável, com certeza, trará outra perspectiva para o local", conclui.

            O trabalho de ocupação do Parque Ecológico do Buritis não deve parar com a Yoga. De acordo com ArjanDev, já entrou em contato com algumas academias do bairro, na tentativa de incentivá-las a trazer atividades para dentro do parque. "Aqui dá para fazer aulas de zumba, crossfit, ginástica, entre outros. Acredito que possa dar muito certo".

            Outro projeto é a realização da "Trilha da Fé", quando cada ponto do parque iria contar com líderes que iriam apresentar a sua religião. "Seria um momento especial. Cada um se apresentando, respeitando a doutrina do outro. Vejo que estamos em uma sociedade muito difícil e a religião pode ser o ponto de partida para uma mudança".

            Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre as aulas de Yoga ou mesmo do trabalho do grupo "Parque Vivo", pode entrar em contato com o próprio ArjanDev através do whatsapp 98612-9366.  

Curiosidade

            Logo após ser "adotado" pela comunidade um grande evento marcou este novo ciclo do Parque Silva Ortiz. Nada mais, nada menos que um casamento foi realizado no local. Gabriella Lapouble e o empresário Luis Roberto Rocha trocaram alianças em meio à bela paisagem, em um evento que denominaram como "Piquenique do Amor" e também foi estampado nas páginas do Buritis. 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880