› Home  › Notícias  › Notícia

Moradores se unem em prol de pista de cooper

             A Rua Henrique Badaró Portugal se tornou, nos últimos anos, um dos pontos mais frequentados pelos moradores do Buritis e região. A pista de cooper é utilizada para corridas, caminhadas, passeios com pets e até para ações de lazer, como o "Domingo a Rua é Nossa". No entanto, mesmo com tanta utilidade, a via não tem sido tratada como merece. O seu canteiro central não recebe uma limpeza contínua e o mato alto acaba por gerar vários transtornos, desde atrapalhar a passagem dos pedestres, como se tornar um ponto para despejo de lixo e guarda de produtos roubados e drogas. Não esperando de braços cruzados por uma ação do poder público, usuários da pista decidiram por conta própria fazer uma limpeza no canteiro. Com enxadas, machadinhas e tesouras arregaçaram as mangas e fizeram um grande trabalho.

            Professora e psicóloga, Cristina Reis, foi a grande idealizadora do movimento. Usuária da pista de cooper não se conformava com a situação que esta se encontrava e acreditou que seria possível fazer algo. "Ouvia de outras pessoas a mesma reclamação e então achei que daria certo. E, para minha felicidade, foi tudo muito rápido. Joguei a ideia nas redes sociais na terça-feira e no sábado já viemos fazer a limpeza e com muita gente ajudando. Estou muito feliz pelo resultado".

            Um dos voluntários da iniciativa foi o consultor na área de marketing,  Weber Rangel. Além de residir, Weber também trabalha no Buritis, o que faz com que tenha uma grande admiração pelo bairro e desperte o desejo de fazer algo por ele. Viu na limpeza da Henrique Badaró uma grande oportunidade. "É cuidar daquilo que é nosso. Não dá para ficar só reclamando. Além de ajudar na capina ainda trouxe o cafezinho, que a turma adorou", brinca.

Ajuda extra

            Através das redes sociais, os voluntários marcaram suas presenças na ação. Contudo, algumas ajudas extras apareceram na hora. Açguns frequentadores que caminhavam na pista e que não sabiam da iniciativa, viram a atitude e decidiram fazer parte, como foi o caso do engenheiro Braz Campos. Juntamente com a esposa, parou a caminhada e partiu para a limpeza, além de ter contribuído com a doação de sacos plásticos. "É sensacional isto que está acontecendo aqui. Sei que é uma responsabilidade do poder público, mas não podemos contar com ele e sabemos muito bem o porquê, e esta participação do povo engrandece muito toda a nossa comunidade".

            Muitos comerciantes ao longo da rua também contribuíram para ação com doação de sacos plásticos, água mineral, energia e ferramentas.

Continua

            O sucesso da primeira ação em prol da pista de cooper da Rua Henrique Badaró Portugal já despertou o desejo para novas iniciativas. De acordo com Cristina, quando fez o convite já avisou que esta seria a primeira de muitas. "E não vai ser apenas aqui na Henrique Badaró, quero fazer isto em praças e demais locais que sejam utilizados para atividades físicas e lazer no Buritis. E tenho certeza que cada vez mais teremos novos voluntários".

            Cristina ainda fez questão de ressaltar que não tem qualquer interesse a mais com o movimento, a não ser o bem-estar de onde mora. "Teve gente que me perguntou se eu queria ganhar dinheiro com isso, se eu ia ser candidata. Me chateou, mas relevei, o importante é ver que as pessoas abraçaram a causa e me apoiaram o tempo todo", finaliza.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880